05/10/2015
Explorando o interior de uma pessoa
Por Clélia Paes

Segundo capítulo da série: O outro mundo do filme Albert Nobbs.

 

“Desde muito cedo Freud queixou-se da obscuridade que envolvia a vida sexual das mulheres.” “O que o levou a presumir que a psicologia das mulheres podia ser tomada simplesmente análoga dos homens”

“Explorar o interior de uma pessoa tão silenciosa”, como o Sr, Nobbs, consciente desta dificuldade vivida por Freud, foi o que mais me instigou para desenvolver a relação com a psicanálise freudiana, principalmente, em relação aos seguintes aspectos:

  • Análise da primeira infância – Complexo de Édipo – Objeto libidinal- Castração – Rejeição – Neurose

Albert Nobbs, é o garçom de um pequeno hotel em Dublin, no fim do século XIX, conhecido pela sua extrema dedicação ao trabalho, profissional impecável, que vive uma farsa quanto à sua verdadeira identidade. Albert Nobbs é o seu papel masculino que não permite emoções, trabalhando mecanicamente, para alcançar seus propósitos.

Com gestos precisos e corpo rígido, rosto branco qual máscara imóvel, onde só os olhos se mexem amedrontados, sua aparência é totalmente andrógina.

Com estas características, já nos damos conta de como podemos desenvolver uma personalidade e reprimir todos os traços de sentimento e emoção. Enfim, seu personagem é pura auto-repressão, treinado em jamais revelar qualquer sentimento!

Até então, seu projeto de vida gira em torno da estratégia que tem como objetivo a autonomia financeira.

Albert Nobbs na verdade sofre com sua identidade, e não tem a menor experiência no campo do amor e do afeto. Seus sonhos são intangíveis, e seus momentos de felicidade resumem-se a contar o dinheiro.

E, por se apaixonar pelo sonho, vai aos poucos perdendo, totalmente, contato com a realidade, a ponto de não conseguir perceber o quão utópico são seus propósitos! Como toda paixão, tendo objeto, real ou imaginário, ela cega para a realidade de forma definitiva, Nobbs fica preso em uma eterna busca subjetiva do seu objeto libidinal, representado, fisicamente, por uma foto de sua mãe.

 

Ficou curioso para saber a análise a fundo de um dos filmes internacionais mais profundos e tocantes?  Acompanhe aqui nesse espaço toda segunda-feira e quarta-feira um novo capítulo. Quarta-feira 07/10, tem mais. Até lá!

Perdeu algum capítulo?

Acesse aqui o primeiro.