Oitavo e último capítulo da série: O outro mundo do filme Albert Nobbs.
O que antes foi uma máscara para encontrar seu lugar no mundo, agora é a sua realidade, ou a sua persona principal. Transfere seu objeto de desejo para Helen, pois precisa dela para acreditar que o seu sonho pode se realizar, acreditando que Helen seria a esposa ideal para gerir uma loja com ele.
Mais uma vez, analogamente, encontramos na teoria de Freud em que “uma menina pode recusar o fato de ser castrada, enrijecer-se na convicção de que realmente possui um pênis e definitivamente ser compelida a se comportar-se como um homem”.
Então Albert pede a Helen para sair com ela. Mas, mais uma vez, ele experimenta a rejeição em sua vida, pois Helen recusa, em uma primeira instância, depois, acreditando que Albert lhe dará o dinheiro que poderia ajudá-la a imigrar para os Estados Unidos, concorda em ficar com Albert, que compra presentes caros para agradá-la.
Albert revela a Helen que quer comprar uma loja, embora Helen só quer deixar a Irlanda para ir viver para a América e o rejeita até o fim.
Porém, em um exercício de projeção podemos achar que caso não acontecesse à morte de Albert ele poderia alcançar sua cura psíquica com a contínua ajuda de Hubert. Mas, Albert intervém em uma briga e é atacado fisicamente, sendo lançado contra a parede, bate com a cabeça, e morre pouco depois um acidente vascular cerebral.
E aqui acaba a séria com as análises do filme Albert Nobb, por Clélia Paes.
Perdeu algum capítulo?
Acesse aqui o primeiro.
Acesse aqui o segundo.
Acesse aqui o terceiro.
Acesse aqui o quarto.
Acesse aqui o quinto.
Acesse aqui o sexto.
Acesse aqui o sétimo.